DATAS COMEMORATIVAS




DIA NACIONAL DO SORVETE: 23 de Setembro de 2009

Mas o gostoso mesmo é comemorar o ano inteiro

O sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo, açucares, gorduras vegetal e/ou animal, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada.

Além de estimular o consumo de sorvete, valorizando a composição nutricional do produto, as ações neste dia 23 tem objetivo de movimentar as sorveterias de todo o país.


Sorvete faz bem para a saúde em todas as estações


O sorvete é um alimento completo, rico em cálcio, proteínas, vitaminas e gorduras. “É ótimo, nutritivo e um dos alimentos mais completos que existem”, disse o infectologista Djalma Rodrigues Pinto Neto, da Clínica Cevaci, especializada em vacinação e campanhas contra a gripe.

O médico derruba o paradigma de que o produto faz mal para a saúde. “O fato de tomar sorvete não proporciona maior ou menor predisposição às doenças. O que causa gripes e infecções é entrar em contato com o vírus”, garantiu. “Inclusive há sorvetes apropriados para o inverno, com caldas de chocolate, e o petit gateau, que é muito gostoso”, concluiu.


Fonte: http://www.noticenter.com.br/0905/edicao13/sorvete.htm


Dia Nacional do Sorvete


Hoje, 23 de setembro, é o Dia Nacional do Sorvete. A data foi criada com chancela da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (Abis), com o objetivo de impulsionar as vendas já na primavera. Afinal, os meses mais quentes do ano costumam representar até 70% das vendas do setor.

Nas palavras de Eduardo Weisberg, presidente da Abis, a grande dificuldade no Brasil é acabar com paradigmas de que sorvete é calórico e faz mal à saúde quando degustado no inverno. O consumo per capita do brasileiro não chega a três litros. Já na Europa, supera os 18 litros anuais.

Um sorvete de creme possui 208 calorias. Um pão francês e um ovo frito têm 269 e 216 calorias, respectivamente. Além disso, no Brasil, acha-se que o sorvete faz mal à garganta quando ingerido em dias frios - diz Weisberg, lembrando que o produto, em alguns casos, tem indicação médica.

Do ponto de vista nutricional, insiste Weisberg, o sorvete é rico em proteínas, açúcares, cálcio e fósforo.

O Brasil ainda conta com as frutas tropicais e é um dos mercados mais avançados no mundo - completa, na torcida para o frio dar uma trégua.


Fonte:http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/economia/2005/09/22/joreco20050922007.html