CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2009

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da quaresma e é quando a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade. O tema é “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema é “Paz é o Fruto da Justiça”.
A Campanha da Fraternidade de 2009, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tem como tema a questão da segurança pública e parte do princípio de que a paz é fruto da Justiça.

A leveza do amarelo contrasta com o peso de tanta proteção. A casa da periferia reflete uma rotina de medo. “Não tem como você ignorar a violência”.

Envolver todos os setores da sociedade, especialmente a Igreja, no combate à violência é uma reivindicação antiga de líderes comunitários de regiões como uma em São Paulo. É que só a união de forças pode combater uma violência tão grande, tão intensa.

“A gente tem que ser cego, surdo e mudo. É a sobrevivência”.

Com 30 anos de trabalho social num dos bairros mais violentos de São Paulo, o líder comunitário Luís Carlos dos Santos pede uma atuação maior da Igreja. “Onde não existe uma igreja na periferia, uma comunidade na periferia, um padre envolvido na periferia?”

E a Igreja quer se envolver mais. Escolheu a segurança pública como tema da Campanha da Fraternidade. O detalhamento está em um livro de 174 páginas, que será o ponto de partida para ações que diminuam a violência.

“Um dos maiores problemas talvez é a insensibilidade diante dos fatos da violência. De maneira que já não se protesta mais, já nem mais se denuncia porque são fatos do dia a dia”, disse dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

“Acho que é uma contribuição importantíssima que a CNBB está fazendo na hora que a sociedade brasileira precisa. Isso vai servir para uma pressão muito mais forte sobre os nossos políticos, os nossos governantes”, declarou Nancy Cárdia, do Núcleo de Estudos da Violência USP.

Mais informações: www.cnbb.org.br/

Fonte: G1