TURISMO

Reportagem do Programa Rede Bahia Revista mostrou neste Domingo, 8 de Fevereiro de 2009, algumas das belezas naturais de Iguaí-BA



CLIQUE AQUI E VEJA MATÉRIA DA TVE DA APA DA SERRA DO OURO EM IGUAÍ - BA

Encravada no Vale do Rio Gongogi, Iguaí é uma cidade pequena e tipicamente rural, distante 500 km de Salvador. Em tupi-guarani, Iguaí significa fonte de água. Quem vive lá diz que a fonte está nas montanhas que rodeiam o município. Elas ficam encharcadas o ano inteiro e derramam sobre a cidade o que ela tem de mais precioso.

Há 2 anos, uma área com mais de 56 mil hectares do município foi decretada pelo governo do estado como Área de Proteção Ambiental (APA). A APA ganhou o nome de Serra do Ouro e abriga 90% de uma riqueza natural incalculável, mas que se traduz em números: são mais de 2.000 mil nascentes, 27 rios, 180 cachoeiras.

Um espetáculo da natureza. Uma família que veio de Guarulhos, em São Paulo, para aproveitar as férias na Bahia está encantada com a beleza do lugar.

O município é cortado por 650 km de estradas vicinais, o que facilita o acesso a lugares como este. Paramos o carro a apenas 50 metros de uma das quedas d'água mais deslumbrantes de Iguaí. Com o Riachão do Cambiriba cheio, a Cachoeira de Bequinha exibe força e beleza.

Ao seguir pelo interior do município, no Alto da Serra, surgiu a Cachoeira do Altamira. A água corta a montanha e se perde na mata atlântica. Mais à frente, a Cachoeira do Melento, são 150 metros de queda d'água livre. Um convite à aventura. A dificuldade de acesso pela mata mantém o lugar intacto e ainda pouco explorado.

O Rede Bahia Revista pegou novamente a estrada. Pelo caminho, rios, vales, matas. São apenas cinco km até a chegada na Cachoeira do Dino, onde é possível ver bem de perto uma queda d'água com 40 metros de altura.

No vale estreito entre as pedras, a água se espalha por toda parte. De longe, é visto o espetáculo deste cenário formado pela natureza.

Nascido em Iguaí, o músico Edu Oliveira vive em São Paulo, mas não consegue ficar um ano sequer longe das belezas naturais da terra natal.


Fonte: Rede Bahia Revista