TECNOLOGIA


CUIDADO: Golpe para invadir computadores divulga falso acidente com ator

Mensagem falsa cita o G1 e não especifica nome da celebridade.

Objetivo dos criminosos é invadir máquinas para roubar dados bancários.


Os hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.Originário do inglês, o termo é comumente utilizado no português sem modificação. Os Hackers utilizam toda a sua inteligência para melhorar softwares de forma legal. Os hackers geralmente são pessoas com alta capacidade mental e com pouca atividade social. Eles geralmente são de classe média e alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como o Linux. A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.

Para invadir computadores, golpistas da internet criaram um golpe escrito em português que anuncia um falso acidente envolvendo um ator famoso. Sem especificar o nome do artista, o e-mail fraudulento enviado em nome da Central Globo de Jornalismo diz que o acidente de automóvel deixou “dois mortos e um ferido".

A mensagem usa os logotipos da Rede Globo, do site de notícias G1 e também informa que o conteúdo foi verificado pela empresa de segurança Trend Micro -- por isso, poderia ser visualizado com segurança. A estratégia visa passar credibilidade ao internauta, para que ele clique no link sugerido na mensagem.

Ao clicar, o usuário é direcionado para um site falso do G1. Segundo a Trend Micro, essa página tenta baixar um software malicioso que rouba informações com o uso de keyloggers, ou ferramentas que copiam os dados digitados no teclado.

“Quando a curiosidade é maior do que a preocupação de afetar a segurança do computador, a dica é acessar diretamente a página indicada, em vez de usar o link disponibilizado no e-mail", ensina Eduardo Godinho, analista de ameaças da Trend Micro.

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

Fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker